ago 01, 2015 / por Ricardo Ventura / Nenhum comentário
A SAÍDA É ENTRAR DE CABEÇA NA C.R.I.S.E®.
Já andei escrevendo sobre a CRISE, mas parece que a coisa anda como um redemoinho…
A cada dia as pessoas estão entrando num ciclo perigoso de pessimismo e se deixando levar pelo ralo!
Acredite há muita grana circulando no mercado, dinheiro trocando de mãos e muita gente ganhando como nunca!
Uma das maneiras e entrar de cabeça na C.R.I.S.E.!
Como assim, Ricardo, você está me dizendo para desistir e sumir pelo ralo?
Não!
Mas uma das saídas e mudar sua forma de atuação! Sei que não é fácil sair de um redemoinho quando se está nele, mas não fazer nada é pior ainda.
Por isso criei um acróstico para te ajudar a pensar fora da caixinha. (criar novas regras, novas crenças, um novo mindset)
C.R.I.S.E.
CRIATIVIDADE – parece óbvio, mas muita gente acredita que criatividade é um dom ou um insight… Não é! Criatividade nasce da necessidade de resolver um problema!
Qual é seu maior problema hoje?
Quais as ações que dependam exclusivamente de VOCÊ para que algo diferente aconteça.
Lembre-se muitas vezes as pessoas, acreditam que baixar preços é uma ação desta natureza. NÃO É. Baixar preço não fará que mais consumidores lhe procurem ou saibam que você está com melhores ofertas.
Algumas dicas:
• Abra suas percepções e veja o que os outros ramos estão fazendo para resolver o mesmo problema que o seu.
• Crie uma junta, mesmo que informal, para debaterem o que seria possível fazer (isso não é ação somente de grandes empresas, cansei de fazer isso nas minhas lojas de calçados e surf, com meus vendedores e gerentes – acredite surgem muitas ideias bacanas).
• Consulte a concorrência (imite estratégias que já estão dando resultados)
• JAMAIS pare de criar, não deveria ser a crise motivo para que fizesse você se mexer.
RUPTURA – muitas vezes, e quase sempre, é necessária uma ruptura. Ruptura: interrupção de continuidade; divisão, corte. Onde? Vou dar alguns exemplos. Steve Jobs quando voltou para Apple, interrompeu a produção de impressoras. Ford (há mais de cem anos) parou com as escolhas de cores dos seus carros para ganhar em produtividade.
Pense onde você pode enxugar, parar de comprar, para de ofertar, alterar drasticamente um produto/serviços.
E o mais importante tenha coragem de criar rupturas mentais! Quando você consegue se perguntar: Como seria se…? De que forma eu poderia mudar…? Por que sempre foi assim? Como eu pagaria mais se tivesse…? Novas ideias surgem! Tenha rupturas na forma de pensar… Acredite existem muitas “verdades” que jamais foram questionadas ou analisadas com mais calma.
INOVAÇÃO – A diferença entre criatividade com e sem inovação é a diferença entre um produto/serviço que cuida de uma dor ou desejo do consumidor para um produto que só é diferente, mas não acrescenta nada de valor para o consumidor.
Lembre-se inovar muitas vezes é a forma que você entrega este serviço, não necessariamente precisa ser um produto/serviço nunca visto anteriormente. Exemplos? Comprar música por unidade diretamente no seu tocador (itunes). Ter um chofer compartilhado com outros usuários (uber). Cursos de capacitação, reconhecidos e feitos à distância (ead). Potinho de iogurte junto com potinho de cereal na medida certa. Serviço de lustrar sapatos por um ano para quem comprar na minha loja – ideia minha Emoticon smile
SUSTENTÁVEL – Aqui não tem nada a ver com árvores e reciclagem, mas com a possibilidade daquilo que você criou se manter.
Algumas perguntas devem ser feitas:
• Eu consigo manter essa promoção por quanto tempo?
• É possível realmente compor este combo para todos os clientes?
• Eu vou conseguir entregar?
• Dependo de terceiros para que esta inovação funcione? Ele está preparado?
• Financeiramente é viável?
• Posso retirar a promoção sem deixar sequelas ruins?
EXPANSÍVEL/EXECUTÁVEL – Como e quando vou conseguir EXECUTAR essas mudanças? E o que é mais legal, continue pensando em EXPANDIR este método em todas as áreas do seu negócio. Não foque apenas o produto final, mas pense na área de compras, financeiro, pessoal, estoques, fornecedores e etc…
Espero que você caia de cabeça na C.R.I.S.E. , no início pode até parecer difícil, mas depois como qualquer novo comportamento você estará levando até para tua vida amorosa…
Opa, que tal colocar C.R.I.S.E. nos seus relacionamentos!!
Ricardo Ventura!
Vamos entrar na C.R.I.S.E.®
www.ricardoventura.com.br
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Fala com a Dani que ela vai te contar mais detalhes imperdíveis! 11.2934-2411 ( letras miúdas — se você fechar diga que quer o brinde adicional por ter visto este artigo)