set 29, 2015 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário

Comece Lavando a Cabeça

Desde os tempos imemoriáveis o ato de lavar, confunde-se com o ato de purificar!
Antes dos rituais sagrados, em diversas religiões, os sacerdotes ou aqueles que iriam participar deveriam estar puros e limpos, assim como os objetos a serem utilizados.
Água, sangue, óleos aromáticos eram usados para estas lavagens. Principalmente a água.

Percebemos isso claramente na lavagem das escadarias da igreja de Nosso Senhor do Bonfim, onde o sincretismo está na purificação, na celebração do bom fim e de um recomeço. Uma nova vida limpa, sem máculas.
Mas note, as escadarias do Bonfim, como qualquer outra, devem ser lavada de cima para baixo…
_Nossa, Ricardo que novidade…. É claro que uma escada deve ser lavada de cima para baixo!!

É tão claro, mas muitas vezes não fazemos isso em nossas vidas…
Quantas e quantas vezes fui chamado para palestrar ou treinar equipes onde os responsáveis queriam que eu mudasse a “cultura” da empresa, incrementasse novos comportamentos em seus liderados, mas NUNCA pensaram em eles próprios mudarem seus comportamentos e visões. Lembre-se a água da lavagem deve passar primeiro pelos degraus mais altos até chegarem aos mais baixos.

E pode acreditar, no início a coisa parece que não está funcionando, pois as primeiras águas que escorrem vão se misturar com a sujeira no meio do caminho( leia-se: crenças, rotinas, status quo) então ao chegar aos níveis mais baixos a água estará quase que por completo suja!
Mas a lavagem deve continuar, assim como no Bonfim. Depois de muito escorrer de cima para baixo, os degraus começam a ficar cada vez mais limpos e cheirosos.

Quantas e quantas vezes vejo pais querendo que seus filhos não falem palavrão, que não briguem na escola e que sejam honestos. Mas não há lavagem, apenas um grito de cima do mais alto degrau, pois no dia a dia estas mesmas crianças veem seus pais ficando com o troco que lhe foi dado a mais, xingando o motorista do carro ao lado ou ainda faltando com o respeito com seus parceiros.

Certa vez uma senhora e seu filho viajaram por dias, enfrentaram uma fila por horas para falar com Gandhi. Ao chegar na frente do seu mestre ela disse:
_Gandhi, meu filho confia demais em você, por favor, diga que ele não deve comer açúcar, pois faz mal a saúde!
Gandhi então respondeu: Hoje não posso dizer nada, volte daqui a um mês.
Depois de um mês a mulher e seu filho retornaram e Gandhi então disse ao menino:
_ Açúcar fará mal a sua saúde, pare de comê-lo!
A mulher indignada, por ter feito as duas viagens cansativas disse: Pelos deuses! Você não poderia ter dito isso a ele trinta dias atrás?!
Gandhi, um pouco envergonhado disse: Não! No nosso primeiro encontro eu ainda comia açúcar!

Ricardo Ventura!
Comece Lavando a Cabeça!

*Ricardo Ventura
Criador do C.F.T.P. – Centro de Formação de Treinadores e Palestrantes.
E do ‪#‎RV‬ Revoluciona Vendas
Ricardo ministra palestras e treinamentos onde ajuda as empresas e as pessoas a terem uma comunicação mais sedutora, fazendo assim que alavanquem seus resultados.
Próximos cursos: Formação Completa em Vendas com Persuasão (out) e Formação Premium para Palestrantes. (novembro esgotado – turma extra dezembro) – 11.2934-2411
Para conhecer TODOS os treinamentos e ter acesso ao mais completo portal de conteúdo gratuito acesse: RicardoVentura.com.br

Comentar via Facebook