ago 14, 2015 / por Ricardo Ventura / Nenhum Comentário
Ser o Mais Esperto da Mesa só é Bom no Pôquer!
Uma das melhores maneiras de evoluir tanto como pessoa quanto no mundo dos negócios é realizar network.
Afinal o que é network?
Network nada mais é do que se relacionar com outras pessoas que podem ser ajudadas por você ou vice-versa!
Este ponto citado acima, acredito eu, é o que difere de contatos pura e simplesmente amigáveis….
Num churras com os amigos o foco não é fazer negócio e sim se divertir. Nas sessões de network o foco é descobrir onde você pode ser útil aos outros e vice-versa.
Ah, e lembrando, nestas sessões de network profissionais JAMAIS você deve VENDER algo, mas sim eliciar seu trabalho e/ou competências.
Hoje existem sessões de network profissionais, algumas até com abrangência internacional…
Gosto daquelas onde há algo além do puro negócio, alguns exemplos?
• Maçonaria
• Rotary
• Lions
• E etc..
Estas entidades nada mais são do que sessões profissionais de network! Mas com apelo não só em realizar negócios entre si, mas impactar positivamente a sociedade como um todo.
Não gosto das sessões chamadas “rodadas de negócios” onde se prega o network, mas na verdade é um bando de vendedores reunidos uns tentando vender alguma coisa a todos.
Outro ponto importante – e é onde eu queria chegar – você não precisa fazer parte de nenhuma entidade para começar a fazer seu network. TODO encontro com pessoas conhecidas ou desconhecidas é motivo para você poder ajudar ou ser ajudado.
Mas algumas regras você deve seguir para se dar bem:
1. Decore seu “pitch” de venda (pitch de venda é aquela declaração sobre o que você faz, causando curiosidade ao outro e que não pode passar de 30 segundos – que eu chamo de apresentação elevador, ou seja, é o tempo que se você terá se encontrar o Silvio Santos na tua frente e quiser se apresentar e ainda conseguir verbalizar seu cartão de visitas!)
Um exemplo? Meu picth de vendas é assim: Olá meu nome é Ricardo Ventura eu ajudo as pessoas a seduzirem melhor usando a comunicação e com isso alcançarem mais resultados financeiros* – não passa de 5 segundo!!
2. Frequente várias “mesas”, grupos diferentes para abranger cada vez mais pessoas.
3. Não seja SEMPRE o mais esperto daquela mesa. Se você começar a perceber que você é sempre o mais preparado naquela turma, algo está errado, você não terá evolução!
4. Lembre-se em primeiro ofertar ajuda: pode ser um conselho, uma indicação, uma apresentação enfim, pense primeiro em poder ajudar!! Ou seja, quem só busca portas abertas e esquece-se de deixar portas para os outros entrarem terão mais dificuldade em construir uma base sólida de network.
5. Alimente suas ligações! Sempre que possível entre em contato com as pessoas apenas para dizer “oi”!
6. Você pode se relacionar com um grupo ou um a um. Eu por exemplo sempre procuro almoçar, tomar um café com meus gurus e amigos! Network não é apenas para fazer negócio, muitas vezes um insight te trará mais ganhos do que um contrato fechado ou um produto vendido!
Ricardo Ventura! – coach de palestrante –
Você tem duas mãos, saiba dar tanto quanto sabe receber.
www.ricardoventura.com.br
*Como Ricardo Ventura ajuda as pessoas a seduzirem melhor? Ricardo é considerado um dos melhores palestrantes de Venda e Comunicação deste país! Com clientes no Brasil e fora dele.
Você pode usar a sedução para conquistar um amor, uma venda, uma compra, seus liderados ou encantar sua plateia!
Qual é sua necessidade? 11.2934-2411 vendas@ricardoventura.com.br

Comentar via Facebook