maio 07, 2010 / por Ricardo Ventura / Nenhum comentário

Outro dia estava numa palestra da Luiza Helena (Magazineluiza) na Associação Comercial de São Paulo falando sobre o mercado varejista. No final ouvi de um dos diretores de distritais, também Rotaryano, que o Rotary era uma das poucas entidades que tinham uma ajuda humanitária permanente na África.
Não sei se foi a união das duas informações, mas comecei a divagar e a pensar no consumo e no que gera a força motriz para o mundo girar!

Percebi que desde muitos séculos a humanidade se “move” a partir do comércio. Ou seja, do poder mercantilista das coisas, as grandes conquistas dos grandes impérios, Fenício, Romano, Inglês, sempre estiveram ligadas a procura de novas especiarias e novos povos.
Os grandes exploradores, Marco Pólo, Colombo, Cabral, estiveram atrás também de fazer grandes “negócios”.
Ou seja, o que fazia o mundo girar era o poder do comércio. Ou de um novo tipo de comércio, mercado, clientes!

As guerras também, eram apenas sequelas para atingir o seu objetivo ou ainda a causa real de um novo negócio!
Existem várias teorias para o “porquê” da invasão dos EUA ao Iraque. Mas pouca gente sabe que a estimativa para o “investimento” na guerra era de um dólar investido para três de retorno.
Como assim Ricardo? Sim meu amigo, minha amiga leitora… Só puderam participar da reconstrução do Iraque empresas cujos paises “puseram” grana na guerra!
Ou seja, toda reconstrução das estradas, prédios, infra-estrutura, telefonia e etc. Foram e estão sendo feitos por empresas cujo os paises “investiram” na guerra!

Então para cada dólar “investido” na guerra, voltará para o país de origem três dólares em contratos. O Iraque está todo dividido percentualmente para cada país que apoiou e entrou na guerra junto com EUA!

Mas não é sobre isso que a ficha caiu naquele dia, eu tenho uma teoria. Sabe quando a África será “olhada” e comoverá para uma ação dos paises que mandam nesse mundo?
Quando não houver mais consumidores para os produtos desses paises!
E isso não vai demorar… acredite.
Já, já em alguns anos estaremos vendo paises de grande produção de bens e serviços “ajudando” os paises do continente africano, para seu bem-estar e para eles terem um mínimo de vida digna!

Vão ser campanhas de educação, empreendedorismo, habitação e geração de empregos e etc.
E eu já estou até vendo: os paises que “ajudarem” esse povo tão necessitado terão o privilégio e por que não, o direito de lhes vender celulares, roupas, banda larga, computadores, financiar casa, carro e etc.etc.etc.

Ou seja, a África só vais ser conquistada para que a população entre na ciranda do consumo!
Mais uma vez a força do comércio vai fazer o mundo girar!

Ricardo Ventura!
Fé, Saúde, Sucesso Sempre!!
Euposso.org