maio 12, 2015 / por Ricardo Ventura / Nenhum comentário

Em Tempo de Crise tire o “S”!
A minha primeira pergunta é:
Quando saímos da crise?
Desde que me conheço por gente eu sempre ouço que estamos em crise…
Uma hora é culpa:
• Do dólar
• Do governo
• Dos impostos
• Das barreiras alfandegárias
• Da inadimplência
• Falta de grana na praça
• Mão de obra desqualificada
• Insegurança e etc… etc…
E devo afirmar que REALMENTE todos estes itens são muito chatos para quem quer produzir, empreender, enfim trabalhar dignamente!
Mas ao mesmo tempo devo dizer que não há nenhuma novidade nisso… Ouço essa reclamação por décadas!
E o que não é novo é previsível, e se é previsível deve constar no seu plano de ação!

A única saída para dominar a crise e tirar o “s”!
Em tempos de Crise… CRIE!
Outra coisa que também ouço de muitos sabichões com olhares de superioridade como se criar na crise fosse fácil…: SEJA CRIATIVO! SEJA DIFERENTE! CRIE SEU OCEANO AZUL!
Primeiro, e ainda bem, que não é fácil ser diferente… porque se fosse fácil qualquer idiota faria (frase que carrego comigo há 3 décadas! – e me impulsionam para resultados mensuráveis!)
E se qualquer idiota fizesse… Pronto, acabaríamos novamente em sermos singulares…

Hoje eu nem vou falar de “oceano azul”, de criar coisas extremante singulares e inéditas, mas de 3 atitudes que podem te salvar em tempos de “crise”, ou seja, é algo que você deva fazer constantemente nos seus negócios – seja qual for o tamanho ou segmento dele!

ESTOQUES – apenas 20% dos itens do seu estoque/ produtos são responsáveis por 80% do teu faturamento!
Então em tempos de crise – diminua drasticamente a recompra ou a comercialização destes produtos ou serviços! Foque no que te dá mais retorno imediato!!

VENDAS – AUMENTE SUAS VENDAS! Pô Ricardo você esta me chamando de idiota?! Todo mundo sabe que aumentando as vendas a coisa melhora… Sim! Você está certo, mas poucas pessoas AGEM para isso!
Pessoas que trabalham com propaganda vão me matar… Mas em tempo de grana curta não gaste dinheiro com propaganda tentando atrair NOVOS consumidores (estes são caros e mais exigentes). GASTE DINHEIRO COM TEU CLIENTE! Com aquele que já te conhece e merece , agora mais do que nunca, sua atenção total:
• Aumente os prazos e banque os juros!
• Aumente o desconto para pagamento à vista
• Dê mais atenção às vendas adicionais, justamente para estes bons pagadores.
• Crie combos de produtos e serviços – onde o cliente irá perceber mais “valor” a sua aquisição.
• Treine, treine, treine seus gerentes, supervisores, vendedores para ter cada vez mais um atendimento premium! Garanto para você que este será o único diferencial – experiência de compra!
• Corra atrás dos clientes inativos!

CUSTOS – Custos são como unhas. Você deve cortar toda semana – Ou seja, cortar custos é uma prática que deve ser constante!
• Procure sempre novos fornecedores e pleiteie valores mais baixos para começar uma parceria/teste.
• Olhe com carinho para tudo o que não é “custo- fim”, ou seja,” custos-meios”. É o que eu chamo de custos que não estão ligados diretamente à produção do seu produto/serviço, mas impactam no seu preço final: tarifas bancárias, contador, seguros, provedores, água, luz, telefonia, produtos de limpeza/manutenção, custo com pessoal de serviços (faxina, portaria, manutenção), alugueis (caso você não necessite de porta aberta e ponto comercial, cogite em pagar menos aluguel em outro lugar).
• TERCEIRIZE AO MÁXIMO – Saia da CLT! TUDO o que você puder contratar por temporada, contrate! Diminua seu custo fixo com pessoal.
• A última opção (aqui muitos empregados vão chiar). Veja se não consegue trabalhar com menos funcionários, pague um pouco mais para aqueles que vão ficar (hora extras – quando precisar, bônus e afins) e demita os menos qualificados.

Enfim, existem muitas práticas que podem fazer seu produto ou serviço serem mais criativos e inovar no mercado, não estou descartando isso, mas muitas vezes devemos começar com o básico, olhar para nosso umbigo e retirar as sujeirinhas ali instaladas, antes de querer colocar um novo piercing!

Ricardo Ventura! ‪#‎RV‬
www.ricardoventura.com.br

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