set 25, 2012 / por Ricardo Ventura / Nenhum comentário

Dizem que o consumidor é quem manda no mercado…
Entretanto existe uma premissa que diz que se o trabalho de marketing for bem feito nem há a necessidade da figura do vendedor!
Se o marketing:
• Encontrar uma necessidade ou desejo latente.
• Encontrar o valor aceito a ser pago.
• Dispor o produto para que seja fácil encontrá-lo
• E promove-lo: mídias, publicidade, promoções de venda, persuasão, ser lembrado e etc.
A venda torna-se uma consequência… Não há a necessidade do vendedor de fato e sim alguém para entregar o pedido…

Mas sabemos que na vida real não é assim…
Mas ao mesmo tempo proponho esta questão:

• Consumo o que quero ou o que a propaganda ( gratuita ou não) me propõe a consumir?

Pense um pouco…
Será que você consome:
• O carro
• A casa
• O sapato
• A roupa
• A escola
• O perfume
• O remédio
• O hospital
• A comida
• A bebida
• O clube
• O cigarro
• O celular
• Até o seu padrão de beleza…
Por que realmente gosta, quer, deseja…
Ou estratégias de marketing levam você a consumir o que “eles” desejam…

Parei para pensar calmamente e descobri que realmente a maioria das cosias que consumo tem influências no marketing!!
Acreditei que era melhor consumir tal coisa por:
• Ser barato
• Ser bom
• Ser legal
• Ser saudável
• Ser ecológico
• Ser econômico
• Ser melhor
• Ser moderno
• Ser confiável
• Ser tradicional
• Ser gostoso
• Ser da moda
• E etc…

E agora?!…
Quem manda no mundo das vendas?!
O marketing ou o vendedor?
Eu acredito que a última fronteira persuasiva do marketing está na figura do vendedor…
Se este não estiver preparado, treinado, atualizado… Jogará os milhões que o marketing gastou em todo processo pelo ralo…
Se este estiver preparado, treinado, atualizado, poderá tanto utilizar todo o trabalho anteriormente executado pelo marketing, como conseguir persuadir o cliente e mudar o desejo criado pelo marketing do concorrente e conquista-lo a consumir de você!

Ou seja, uso os milhões gastos pelo meu concorrente em criar:
• Necessidade
• Valor
• Persuasão
• Desejo
E atendo isso tudo com meu produto!!

E você o que acha?!

Consumimos:
• Pelo marketing
• Pelo vendedor
• Ou por “pura” vontade?

Ricardo Ventura! – autenticidade e experiência
Simplesmente Diferente!
www.ricardoventura.com.br